SOBRE

ORNITORRINCO é um site de textos, ensaios, artigos, pensamentos, ideias que tentam refletir a sociedade contemporânea em seus mais diversos aspectos. A diversidade do material publicado forma uma teia de textos divertidos, inteligentes, críticos, jornalísticos, poéticos, formando assim um espaço de conteúdo autoral onde se promove a reflexão do que é viver no mundo de hoje.

Todos os textos publicados em ORNITORRINCO são propriedades de seus autores. Caso queira copiar ou re-publicar algo, entre em contato com o site para obter a permissão. Não temos nenhuma responsabilidade sobre os comentários postados em cada texto.


EDITOR CHEFE
Gabriel Pardal

EDITORES ASSISTENTES
Domingos Guimaraens, Júlio Reis, Vitor Paiva

COLUNISTAS FUNDADORES
Domingos Guimaraens, Franco Fanti, Gabriel Camões, Gabriel Pardal, Júlio Fisherman, Letícia Novaes, Vitor Paiva (post.: Keli Freitas e Maria Rezende)

ENTREVISTAS
Vitor Paiva
WEB PUBLISHER
Alberto Grosso

FOTÓGRAFO
Camilo Lobo

REDAÇÃO
Augusto Guimaraens Cavalcanti, Clara Cavour, Danilo Diógenes, Domingos Guimaraens, Franco Fanti, Gabriel Camões, Gabriel Pardal, Julia Wähmann, Júlio Fisherman, Keli Freitas, Letícia Novaes, Maria Rezende, Vitor Paiva


BIO

AUGUSTO GUIMARAENS CAVALCANTI (Rio de Janeiro, 19 de julho, 1984) é escritor e doutorando pela Puc-Rio em Ciências Sociais. Já lançou: "Poemas para se ler ao meio-dia" (2006, 7Letras); "AMORAMERICA" (2008, 7Letras); "Os tigres cravaram as garras no horizonte" (2010, Circuito) e "Fui à Bulgária procurar por Campos de Carvalho” (2012, 7Letras). Augusto também integra o coletivo de poetas Os Sete Novos.

CLARA CAVOUR (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1983) é documentarista. Criadora do Projeto Retratos, faz retratos filmados de pessoas do tempo presente, um projeto que pretende realizar por toda a sua vida. Tem um trabalho autoral de vídeos musicais, trabalha como diretora de TV e DVDs. Filma e edita. Antes de se tornar filmmaker freelancer, foi repórter da editoria Internacional do Jornal do Brasil.

DANILO DIÓGENES (Anchieta, 29 de Junho de 1990) foi vendedor de sapatos, ajudante de padeiro, entre outras coisas mais. Atualmente estuda Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou, em 2012, o livro "Começar" (Multifoco). Nas horas vagas lê, escreve e joga vídeo-game.

DOMINGOS GUIMARAENS (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1979) é poeta e artista visual, doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidades na PUC-Rio. Seus trabalhos residem na fronteira texto/imagem. Trabalha desde 2008 com o coletivo OPAVIVARÁ!. De 2003 a 2006 foi um dos organizadores do CEP20000, Centro de Experimentação Poética, que existe no Rio desde 1990. Em 2006 editou o livro de poemas A Gema do Sol e em 2008, juntamente com Os Sete Novos, lançou o livro Amoramérica.

FRANCO FANTI (Petrópolis, 17 de julho de 1979) é um dos criadores e roteiristas do grupo Hermes e Renato (MTV). Foi roteirista do grupo Banana Mecânica (Rede Record). Já escreveu espetáculos para teatro e em 2011 fundou a Cia do Estrambótico. Escreveu e dirigiu o espetáculo G.A.D.O., apresentada no início de 2014 no Rio de Janeiro.

GABRIEL CAMÕES (Salvador, 09 de maio de 1984) divide seu tempo entre o prazer de ser artista e a dureza de ser jornalista. Formado em Jornalismo pela UFBA, ele também atua nos teatros desde 2003. Desde que abraçou o ofício de palhaço, em 2009, leva muito a sério esta história de provocar o riso e proporcionar diversão.

GABRIEL PARDAL (Salvador, 30 de agosto 1984) é um artista multimídia. Seus trabalhos costumam se originar da escrita para se desenvolver em diversas plataformas. Fundou em 2006 o coletivo NOMEDACOUSA_Brinquedos&Bombas, onde desenvolve projetos artísticos para a internet. Publicou em 2011 o livro "Carnavália" (Oitoemeio). É autor das tirinhas "Canibal Vegetariano". Atuou em dezenas de peças e filmes desde 2009 até hoje. Livros, websites, filmes, peças, performances e videoartes estão entre os seus projetos.

JULIA WAHMANN (Rio de Janeiro, 21 de agosto de 1982) passou pelo design gráfico, pela moda e desde 2011 é editora de livros, sobretudo os de não-ficção.

JÚLIO FISHERMAN (São Paulo, 09 de fevereiro de 1982) é escritor por vocação e jornalista por formação. Aos 16 anos publicou de modo independente seu primeiro livro de poemas “Touro Indomável”. Mantém o blog "Júlio Fisherman" e prepara para em breve o lançamento de seu segundo livro de poemas, “Enluarado”.

KELI FREITAS (Três Corações, 5 de Março de 1983) é atriz e dramaturga. Autora de "Fã-Clube" (Cia. Físico de Teatro, direção Renato Livera - 2012), "Como Encontrar Uma Pessoa Que Não sabemos Quem é num Lugar que Não Sabemos Onde Está" (direção Diogo Liberano - 2013); "Nós de Borboletas" (livre adaptação do livro "Nós", de Eva Furnari, direção Emilio de Mello e Cristina Moura - 2013); co-autora de "Concreto Armado" (juntamente com Diogo Liberano e a Cia. de Teatro Inominável - 2014). Atualmente está em cartaz com a peça "Incêndios", de Wajdi Mouawad, com direção de Aderbal Freire-Filho.

LETÍCIA NOVAES (Rio de Janeiro, 05 de janeiro de 1982) é compositora e cantora da banda Letuce. Fugiu da faculdade de Letras para estudar teatro. Já foi locutora, apresentadora de programa de turismo. Como atriz já trabalhou no cinema, no teatro e na TV. Com a banda Letuce, gravou "Plano de fuga pra cima dos outros e de mim"(2009) e "Manja Perene"(2012).

LUCAS GUTIERREZ (Rio de Janeiro, 2 de junho de 1986) foi nadador, vendedor, estudante, estagiário e jornalista até descobrir o teatro. Desde então, retorna com alguma frequência a cada um desses tempos em alternância. Na costura de todos os anos, há a escrita e a imagem. Dos filmes alugados quando criança e hoje comentados entre linhas, ao trabalho de ator ou como apresentador no SporTV, aos 365 poemas feitos em 2013, no projeto 'Um poema por dia' (em breve publicados numa coletânea de forma independente). Temporariamente residindo em Nova York para estudos, experiências e um período sabático.

MARIA REZENDE (Rio de Janeiro, 20 de novembro de 1978) é poeta, dizedora de poesia e montadora de cinema. Publicou os livros "Substantivo Feminino" (2003) e "Bendita Palavra" (2008). Teve poemas publicados na revista Playboy, na revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional, e na antologia Imagining Ourselves, do Internacional Museum of Women de São Francisco. Já se apresentou em diversos palcos do Brasil e Portugal. Seu terceiro livro, "Carne do Umbigo", será lançado em novembro.

MARIANO MAROVATTO (Rio de Janeiro, 01 de abril de 1982) é cantor, compositor e escritor. Doutor em literatura brasileira pela PUC-Rio, já publicou três livros de poemas, e seu quarto "Casa", está por vir. Gravou também quatro discos, o último é "Praia", de 2013. Desde 2009 é apresentador, roteirista e pesquisador do programa musical Segue o som na TV Brasil.

PEDRO LAGO (Rio de Janeiro, 06 de julho de 1981 ) Poeta e editor. Publicou os livros de poemas Corpo Aberto (Ibis Libris, 2010); Saci (CartoneraCaraatapa, 2013); Cortejo (LábiaGentil, 2014). É editor do selo de poesia LábiaGentil, ao lado do poeta Pedro Rocha, da editora Anna Dantes e da galeria A Gentil Carioca. É também colaborador do selo Cartonera Caraatapa de Pedro Rocha e Amora Pêra.

VITOR PAIVA (Rio de Janeiro, 03 de março de 1983) é escritor e músico. Formado em jornalismo pela PUC/RJ, publicou os livros "Boca Aberta" (Ed. Confrária do Vento/2007) e "Tudo que não é cavalo" (Independente/2004). Foi colunista de publicações como Caderno B, do Jornal do Brasil, Revista da MTV, Outracoisa, OPasquim21, Revista Bundas, International Magazine, entre outras. Escreveu e apresentou por seis anos um quadro sobre música no programa de TV Comentário Geral, da Rede Brasil. Como músico, fez parte das bandas Os Outros, Cia. Velha e do projeto Teresa Cristina + Os Outros = Roberto Carlos. Por três anos foi um dos organizadores do evento de arte CEP 20.000. Está cursando mestrado em literatura pela PUC/RJ.


HISTÓRIA

O ORNITORRINCO foi fundado no início de 2011 pela agência criativa NOMEDACOUSA Brinquedos&Bombas sob a direção do artista Gabriel Pardal. O coletivo formado por poetas, dramaturgos, jornalistas, compositores, músicos, começou a escrever e enviar quinzenalmente um zine por e-mail para uma lista exclusiva de assinantes. As edições eram temáticas e os colunistas tinham liberdade criativa total. O projeto que começou em abril de 2011 dura até hoje, só que em um formato diferente. Não mais por e-mail. Não mais apenas para assinantes. Agora o ORNITORRINCO é um site onde esses colunistas fixos e colaboradores publicam diariamente suas opiniões a respeito do que lhes cercam. Todo ponto de vista é relevante e merece ser discutido. Publicamos crônicas, artigos, pensamentos, resenhas, críticas, ensaios, acompanhando a cultura e o comportamento brasileiro, criando um espaço de conteúdo autoral onde se promove a reflexão do que é viver no mundo de hoje.



Da esq. pra dir. Júlio Reis (cima), Vitor Paiva, Letícia Novaes, Keli Freitas, Maria Rezende, Ramon Mello, Gabriel Pardal, Gabriel Camões (frente). 


Assim começava o ORNITORRINCO. Em abril de 2011 esse encontro na casa do Emanuel Aragão onde empacotamos a primeira edição do zine, que foi enviada para uma lista de 76 pessoas por correio. Uma edição especial de apresentação do nosso projeto.






Reunião na Livraria Ponte de Tábuas no Jardim Botânico, 2012.Maria Rezende, Emanuel Aragão, Franco Fanti, Gabriel Pardal e Ramon Mello

















TODOS OS OBJETIVOS SÃO LOUCOS