A Mulher faz exercícios regularmente, se alimenta bem e chuta o balde despreocupada, toma suco verde e cerveja artesanal, assina a Folha nos fins-de-semana, lê o Guardian, o New York Times e a New Yorker na internet. Faz compras na Amazon, fala francês, não acha que a vida é curta para aprender alemão, ainda tem sonho brilhando nos olhos. Faz curso de culinária, corta o glúten sem radicalismo, sai com as amigas sem marido, volta pra casa e trepa. Lê Paulo Scott, Daniel Galera, Karl Ove Knausgard, David Foster Wallace e também os feeds dos grupos das Mães do Facebook. Curte todas as Fotos de Neném, fica por dentro dos gêmeos da Luana Piovanni na Contigo do salão onde faz a unha. Segue a NASA, a Beyoncé, o Freixo e Os Gêmeos no Instagram. Se veste nas multimarcas, usa filtro solar seco com cor, compra anti-rugas, removedor de maquiagem e algodão em disco toda vez que viaja para o exterior. Tem uma veia artística e aprende a ser dona de casa na marra. Faz feirinha orgânica online, ensina a diarista a cozinhar farinhas alternativas, é boa no fogão e em receber amigos. Fez parto humanizado, deu banho no balde, está em campanha por melhor alimentação das crianças na creche.
É recém-separada com filho, cresceu com toda a ladainha do homem que abandona, e agora tá na sua vez de mostrar pro mundo que a vida é possível. A concorrência chega a incomodar que nem criança chorando, mas sabe que no domingo as outras têm os mesmos medos que a Mulher. Se pá estão tentando ser mãe, sonhando com uma casa como essa de decoração clean berlinense, acessórios comprados em L.A, cortinas de linho e objetos regionais coletados em viagens. Começou a terapia cedo, seu auto-conhecimento faz com que vez ou outra se meta no auto-conhecimento alheio, indica terapeutas para as amigas, pro namorado, propõe terapia de casal ao marido. Conhece um bom osteopata, tem contato de um acupunturista milagroso e uma massagista que gostaria que fosse regular.
Desmarca com frequência consultas, com exceção da do médico que combina nutrição, ortomolecular, terapia corporal e treinamento funcional. Leva a pastinha pra casa mas não dá conta de seguir à risca. É casada, não sonhava vestir de noiva, mas aprendeu que a vida é feita para celebrar. Aprendeu a fazer casamento casando sem grandes empresas, sabe que brigadeiro branco com pistache é tendência e que naked cake com frutas vermelhas vem basicamente sem frutas vermelhas. Usa aliança. Ou ainda vai usar.
Abre o celular para ver as fotos da Mulher De Bem Com O Corpo na capa da Trip. Descobre que filho é o maior companheiro, não compra roupas desde que engravidou, acordou de ressaca pela primeira vez agora que dá de mamar. Se constrangeu com o estranhamento da filha com o filho da amiga, passa pela situação do brinquedo que não se quer dividir, conversa com a filha e o filho da amiga que tem a vez de todo mundo no mundo. Troca telefone de Folguista com a Vizinha-Mãe, combina uma pracinha durante a semana. Vai pro Alfa Bar semanalmente, se deixa levar noite adentro, vai dormir 1 hora antes do filho acordar. Achou que ia ter filho com o ex. Não sabe quem será o pai dos seus filhos agora. Quer aproveitar a separação e dar pra quem não deu. Cansou da solteirice, se pergunta por que só gosta de homem-confuso-artista-sem-dinheiro. Faz a brincadeira do homem-do-mercado-financeiro, mas sabe honestamente que não é o que quer. Aproveitou o carnaval pra beijar mulher.
A Mulher faz as pazes com a mãe quando casa, conta que Alguém vai ganhar um neto, combina de sairem pra comprar coisinhas pra casa. Entende a mãe. Briga com a mãe. Pede para não se meter tanto na sua vida. Preocupa a mãe com a sua nova fase. Seu Filho tá na fase do não, e irrita a Mulher quando tenta lhe bater e diz que quer morar com o pai.
Compara o marido com os maridos das amigas, fica aliviada de ver que o seu é melhor que o Dela. Pensa que já foi Ela, que sabe como é ter um marido sem trabalho. Sugere que o marido comece a fazer exercício físico, pela saúde, e para não acabar gordo como o Fulano. Reclama do supermercado feito errado, mas gosta de poder dizer que só quando faz as compras é que dá certo. Sai do banho de lingerie nova, esconde as sacolas de roupa no armário, decide que hoje vai tomar a iniciativa, ele tá sempre Pronto. Imagina que Fulana toma iniciativas. Surpreende falando sacanagem, estão nessa fase. De propor e descobrir. Não é mãe ainda. Sofre pressão das amigas mães para ser mãe, parou de sofrer pressão das amigas mães para ser mãe, está sob o olhar das amigas mães. As amigas mães estão voltando a trabalhar e lidar com a Mulher e as Mulheres, inclusive Ela Mesma. A Mulher descobre que a vida é assim e conquistar os 15 mil por mês.
Virei Mulher.
_______
Foto da fotógrafa Sally Mann, na série At Twelve
Leia também
- PELO DIREITO DE ESCOLHA, SEM O PESO DA CULPA
- PRECISAMOS FALAR SOBRE MACHISMO
- CASEI COM A MINHA MELHOR AMIGA
- O MELHOR LUGAR PARA CHORAR
- AI QUE PREGUIÇA REVOLUCIONÁRIA!